Destaque Geral

Líder do Brasileirão, Botafogo precisa superar tabu para vencer o América-MG

Alvinegro tem apenas uma vitória contra o Coelho fora de casa na história do confronto

Se quiser vencer e ficar ainda mais perto do título do Campeonato Brasileiro, o líder Botafogo precisará superar um tabu histórico contra o América-MG. Na história, o clube carioca venceu o Coelho fora de casa apenas uma vez, na Série B de 2015. Dos outros 11 confrontos em Belo Horizonte, sete terminaram em vitória dos mineiros e quatro acabaram empatados.

Na época, Botafogo e América-MG se enfrentaram na última rodada do primeiro turno da segunda divisão do Brasileirão. O time mineiro saiu na frente com um gol do volante Thiago Santos, atualmente no Fluminense, mas o alvinegro virou com um golaço de falta do lateral-esquerdo Thiago Carleto e um gol do atacante Neilton.

Os dois clubes se enfrentaram pela primeira vez em Belo Horizonte no Campeonato Brasileiro de 1972. Na ocasião, o América-MG venceu por 3 a 1 e seguiu invicto dentro de seus domínios até 2015 (as equipes duelaram em Minas Gerais duas vezes no Brasileirão de 1973, uma em 1975, uma em 1998 e uma em 2011, além de uma vez na Copa João Havelange).

Depois da derrota de 2015, o Coelho recebeu o Botafogo em outras quatro oportunidades. No Brasileirão de 2016, o América venceu por 1 a 0, assim como em 2018. No ano passado, pela mesma competição, a partida terminou empatada em 1 a 1, enquanto na Copa do Brasil, o time mineiro venceu por 3 a 0 — o maior placar do confronto.

No retrospecto geral, o América-MG também leva vantagem sobre o Botafogo. Ao todo, foram 22 jogos disputados entre as equipes, com oito vitórias dos mineiros, sete dos cariocas e sete empates. Contudo, o resultado do primeiro turno foi favorável para o time treinado, naquela época, pelo português Luis Castro — o alvinegro venceu por 2 a 0 no estádio Nilton Santos.

Redação

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Talvez você se interesse