O município de São João da Barra, no Norte Fluminense, decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento do vereador Franquis Arêas, ocorrido na noite de terça-feira. Arêas foi vítima de infarto. O velório vai acontecer nesta quarta-feira (18), na Câmara Municipal de São João da Barra, a partir das 10h30 e o enterro será no distrito de Santo Amaro, em Campos, às 16h.
“A prefeita Carla Caputi, em nome de todos os munícipes, se solidariza e externa os votos de pesar a familiares e amigos desta liderança política, que por quatro mandatos consecutivos representou a população sanjoanense, em especial do quinto distrito, no Legislativo Municipal”, informou a prefeitura.
O vereador Franquis deixa como legado uma trajetória vitoriosa na vida pública e um exemplo de dedicação e serviços prestados à sua terra e à sua gente.
Morador de Barra do Açu, no quinto distrito de São João da Barra, Franquis Arêas de Freitas ingressou cedo no meio político. Aos 25 anos de idade, foi secretário de Transporte do município – pasta que ocupou entre os anos de 2001 a 2004. O vereador sempre teve a pretensão de ocupar uma cadeira no legislativo e, ao receber o convite para candidatar-se, não pensou duas vezes. Disputou as eleições de 2008 da qual saiu vitorioso com 941 votos – sendo o quinto mais votado em São João da Barra. Trabalhar pela educação e pela saúde sempre foram as suas principais metas. Dentre as suas maiores lutas no plenário estavam: a construção de um hospital municipal e de uma escola técnica no quinto distrito, que viria a preparar os jovens para o novo mercado que está se desenhando com a implantação do Complexo Portuário do Açu. Franquis foi o vereador com o maior número de mandatos consecutivos. Na última eleição, recebeu 1193 votos, chegando à quarta legislatura.
A Câmara Municipal de SJB divulgou uma nota de pesar: “A Câmara Municipal de São João da Barra manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do vereador Franquis Arêas de Freitas (PSC), ocorrido por volta das 23 horas desta terça-feira (17), vítima de infarto. Franquis tinha 47 anos e deixa esposa e dois filhos. O velório acontecerá no plenário do Legislativo. Neste momento de dor e tristeza, prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos de Franquis, que era vereador desde 2009, sendo o parlamentar com o maior número de mandatos consecutivos, dentre os que compõem a atual legislatura”, diz a nota.