Cidades Destaque Geral

Obras da Universidade da Baixada estão em andamento

As obras do Centro Tecnológico de Iniciação Científica, em Baixa Grande, popularmente chamado de Universidade da Baixada, estão em andamento. A unidade está sendo construída por meio de parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado, em uma área de 5 mil metros quadrados, à margem da RJ 216 (Campos-Farol), onde funcionou uma fábrica de macarrão.

No mesmo espaço do Centro Tecnológico, haverá um polo da Faetec, laboratórios de pesquisa voltada à agricultura e ensino superior à distância. O empreendimento vai contar com três pavimentos com capacidade para atender dois mil estudantes.

A proposta é, além dos cursos técnicos e de graduação presenciais, oferecer 18 cursos no modelo Ensino à Distância (EaD), com provas presenciais e aulas on-line ministradas no modo videoconferência por professores das Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Em todo o Rio de Janeiro, estão sendo construídos oito polos, e Campos foi escolhida para representar a região Norte do Estado, beneficiando não só a Baixada Campista, que possui cerca de 70 mil moradores, mas toda a região.

Em janeiro de 2022, o prefeito Wladimir Garotinho e o subsecretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sérgio Costenplate, estiveram na área onde está sendo construída a universidade. Na ocasião, Costenplate relatou que Campos foi escolhida para receber o centro, devido a sua estrutura, extensão e a disponibilidade do prefeito, que abraçou o projeto e viabilizou a área.

Fonte: Ascom Campos

Redação

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Talvez você se interesse