Carroceiros realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (19) em Campos dos Goytacazes. A mobilização começou com dois grupos em pontos distintos da cidade: um bloqueou parte da BR-101, no Trevo do Índio, e outro seguiu para a frente da Prefeitura. Após as manifestações, os grupos se reuniram e concentraram o ato na sede do Executivo municipal.
Na rodovia, os manifestantes atearam fogo em objetos, o que causou cerca de três quilômetros de congestionamento no sentido Centro. A situação foi controlada pouco tempo depois, mas provocou lentidão significativa no tráfego.
A manifestação ocorre em resposta ao novo cadastramento de carroceiros anunciado pela Prefeitura na semana passada. O censo atende a uma solicitação do Ministério Público Estadual, que busca mapear as rotas permitidas para a circulação das carroças. A proposta também prevê ações sociais, como a oferta de cursos profissionalizantes para quem deseja deixar a atividade, além de acompanhamento da saúde dos animais com apoio das secretarias municipais.
O cadastramento começou na segunda-feira (18) e segue até o dia 29 de agosto. O atendimento é realizado das 9h às 16h, na Rua Sílvio Fontoura, nº 81, no Parque João Maria, ao lado da UBS Pet.
Para efetuar o cadastro, os carroceiros devem apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência.