Com direito a muita emoção e disputa de pênaltis, o Flamengo conquistou pela segunda vez consecutiva o título do Intercontinental Sub-20 ao vencer o Barcelona. Após gols de ambos os lados nos acréscimos, o empate perdurou no placar e a partida terminou 2 a 2. Vencendo as cobranças por 6 a 5, a partida ficará marcada pelo goleiro Léo Nanetti. Mais de 45 mil torcedores Rubro-Negros estavam presentes nesta tarde de sábado (23), no Maracanã.
O Mundial Sub-20, disputado desde 2022 em jogo único, reúne os campeões da Copa Libertadores sub-20 e da UEFA Youth League, respectivamente. No ano passado, o Flamengo também sagrou-se campeão no Maracanã, ainda sob o comando de Filipe Luís, com gols de Caio García e Felipe Teresa, o time venceu por 2 a 1 o Olympiakos, da Grécia. Se tornando o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio.
No primeiro tempo, o Barcelona, fiel ao seu estilo característico, dominou a posse de bola e ditou o ritmo da partida. A equipe comandada pelo ex-jogador brasileiro Belletti mostrava-se superior em campo, criando boas chances. No entanto, quem abriu o placar foi o Flamengo: aos 11 minutos, em uma rápida arrancada, após uma dividida entre Matheus Gonçalves e o goleiro — ambos já com experiência no time profissional — a bola sobrou para Lorran, que apenas completou para as redes.
Na segunda etapa, buscando reagir, o clube catalão continuou rondando a entrada da área do Flamengo, e os comandados de Bruno Pivetti continuavam buscando escapadas em velocidade. Até que aos 25 minutos, em bela jogada da joia Jan Virgili, com direito a chapéu em defensor, empata para La Masia.
Apesar das grandes defesas do goleiro Rubro-Negro, Léo Nanetti, os brasileiros não conseguiram segurar a pressão. Em cobrança de escanteio, no fim dos acréscimos do jogo, o capitão catalão, Cortés vira o jogo. No entanto, quando o jogo parecia decidido, aos 51 minutos, o zagueiro Iago completa um lançamento para as redes e levando o jogo para a disputa de pênaltis.
O goleiro Léo Nanetti, importante durante o jogo, defendeu a segunda cobrança do Barcelona. Herói do tempo normal Iago confirmou a vantagem com muita categoria, com um pênalti de cavadinha. Ambas as equipes marcaram na terceira e na quarta tentativa.
Shane Kluivert, filho do holandês Patrick Kluivert, finalizou as cobranças para os catalães. No entanto, podendo conquistar o título, Matheus Gonçalves desperdiçou. Na alternadas, ambas as equipes acertaram a primeira, mas novamente o goleiro Rubro-Negro se mostrou decisivo, defendendo mais um pênalti. Carbone fechou para os Crias da Gávea.
Com a vitória, o Flamengo reafirma sua força nas categorias de base e escreve mais um capítulo de sua história no futebol mundial. O clube é único bicampeão do torneio mundial.