A concessionária Águas do Paraíba, com apoio da Polícia Militar, realizou nesta quinta-feira (20) uma operação para combater fraudes no consumo de água no bairro de alto padrão Cidade Jardim, em Campos dos Goytacazes.
Durante a ação, duas residências com abastecimento irregular foram identificadas e todas as irregularidades corrigidas imediatamente. Os responsáveis foram encaminhados à 134ª Delegacia de Polícia para o registro do boletim de ocorrência.
O furto de água é considerado crime, com pena de 1 a 5 anos de prisão, além de multa e cobrança retroativa do consumo. A fiscalização é parte de um programa da concessionária para combater fraudes, que já identificou cerca de 8 mil irregularidades em 2024, envolvendo tanto residências quanto estabelecimentos comerciais.
As ligações clandestinas representam um risco ao sistema de distribuição, podendo comprometer o abastecimento e aumentar o risco de contaminação da água. “Vamos intensificar cada vez mais esse tipo de operação e contamos com o apoio da população para denunciar casos suspeitos”, afirmou a gerente comercial Giselle Alves Ribeiro.
A população pode denunciar por meio dos canais de atendimento: WhatsApp (21) 97211-8064, aplicativo Cliente Águas ou pelo telefone 0800 772 0422.